THIN-PREP PAP TEST. A evolução do Papanicolau

Histórico
Desenvolvido pela Cytyc, empresa norte-americana, com sede em Boston, o Thin Prep representa, finalmente, uma real evolução no antigo método de prevenção do câncer do colo uterino.

Tudo começou quando cientistas e médicos especialistas buscavam automatizar o método de análise celular, de modo a garantir maior uniformidade e precisão diagnóstica. Durante este processo percebeu-se a enorme dificuldade que a superposição de células resultantes do método de deposição delas na lâmina, o esfregaço, representava para o objetivo das pesquisas. Era preciso desenvolver um método que permitisse a deposição das células sem camadas, de modo a que todas elas pudessem ser correta e profundamente analisadas pelo médico patologista. E assim foi feito.

Nascia o "ThinPrep", palavra que, em inglês significa: "Preparado Fino". Ou seja, o método de prevenção do câncer do colo uterino que permite a deposição do material coletado em uma única camada, tão fina quanto a própria espessura de uma célula!
Para tanto os cientistas envolvidos no projeto desenvolveram um conjunto de ações e equipamentos que possibilitaram o resultado final. São eles:

- Um líquido conservante para, num primeiro momento, receber as células coletadas do colo uterino.

- Um frasco, especialmente desenhado para receber o líquido e encaminhar o material celular para a etapa seguinte de análise

- Uma espátula plástica que, além de ter superfície lisa, impedindo a adesão de células, é submetida a tratamento anti-estático de modo a garantir que as células que recolhe, sejam integralmente transferidas para o líquido

- Uma escova cervical com ponta protegida, de modo a evitar sangramento no momento da coleta celular.

- Uma lâmina de vidro especialmente transparente com área determinada para depósito das células, de modo a garantir uniformidade e regularidade.

- Um processador computadorizado que prepara o material coletado, de modo a garantir que a amostra que vai para a lâmina represente de fato o real estado celular do colo uterino de cada paciente

O ThinPrep é o único exame de rastreamento do câncer de colo uterino aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), o rigoroso órgão americano responsável pelo controle de medicamentos e equipamentos médicos nos Estados Unidos, como substituto mais eficaz do exame de Papanicolaou convencional.

A execução do exame:
O ThinPrep é um exame de citologia em meio líquido, onde as células coletadas do colo uterino não são esfregadas em uma lâmina, e sim depositadas em um frasco contendo meio líquido preservante. Após a coleta da amostra, em meio líquido, o frasco é encaminhado para o laboratório, e a amostra é processada eletronicamente através de um moderno equipamento.

ThinPrep é o exame mais utilizado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A cada 10 exames de Papanicolaou feitos nos EUA, 8 são feitos pelo método ThinPrep.

O governo da Grã-Bretanha substituiu o exame de Papanicolaou convencional pelo ThinPrep, em seu programa de prevenção do câncer de colo.

Mais de 300 estudos científicos - publicados nas mais respeitadas revistas médicas internacionais - comprovam a superioridade e eficácia do Sistema ThinPrep frente ao exame convencional em diversos aspectos, tais como;

- Aumento na detecção de doenças
- Redução de diagnósticos equívocos
- Melhora da qualidade da amostra
- Custo-benefício e capacidade de realizar exames adicionais, aproveitando a mesma amostra para o exame de prevenção (exames de biologia molecular para HPV, gonorréia, e outras DSTs).

O ThinPrep é o único exame aprovado pelo FDA recomendado para detecção de lesões glandulares, um tipo de câncer que acomete ainda mais freqüentemente mulheres da terceira idade, Além disso, também é o único exame aprovado pelo FDA para realização de exames de biologia molecular para detecção de outras doenças, sem a necessidade de nova coleta.