Terapia Hormonal

O hormônio feminino, denominado estrogênio, pode promover o crescimento das células cancerosas da mama em algumas mulheres. Para estas mulheres, são usados vários métodos para bloquear o efeito do estrogênio ou para reduzir seus níveis para o tratamento do Câncer de Mama.

É possível administrar um medicamento como o tamoxifeno que se contraponha aos efeitos do estrogênio. O tamoxifeno é tomando em pílulas (comprimidos ou tabletes), em geral diariamente durante cinco anos após a cirurgia para a redução do risco de retorno do câncer. Os resultados de alguns estudos recentes demonstraram claramente que este medicamento ajuda as mulheres de todas as idades com Câncer de Mama em seus primeiros estágios e se o câncer contiver receptores de estrogênio. Além disso, ajuda a reduzir a probabilidade de Câncer de Mama em mulheres de alto risco.

Alguns estudos demonstraram o aumento da incidência do câncer do endométrio no estágio inicial (câncer da membrana que recobre o útero) entre as mulheres que tomam tamoxifeno. Contudo, esse tipo de câncer geralmente é diagnosticado num estágio muito precoce e quase sempre é curado mediante cirurgia. Informe imediatamente seu médico se houver qualquer sangramento vaginal fora do comum. Os coágulos sanguíneos são parte dos efeitos colaterais causados pelo tamoxifeno. Outros efeitos colaterais do tamoxifeno podem incluir sensações repentinas de calor e alterações no humor. Mesmo assim, para a maioria das mulheres com Câncer de Mama, os benefícios de tomar tamoxifeno superam os riscos.

Os inibidores de aromatase são um tipo de medicamento que freia a produção de estrógenos pelo corpo. Apenas surtem efeito em mulheres que já passaram pela menopausa e cujos cânceres são positivos para os hormônios. Estes medicamentos podem ser usados posteriormente, inclusive no lugar do tamoxifeno para reduzir o risco de que o Câncer de Mama retorne. Não causam câncer do útero e muito raramente geram coágulos sanguíneos. Podem, contudo, causar perda da densidade óssea e fraturas devido à eliminação dos estrógenos do corpo.

Existem outros tratamentos e medicamentos que afetam os hormônios femininos e que estão sendo utilizados para o Câncer de Mama. Seu médico pode dar mais detalhes sobre quaisquer tratamentos recomendados.